Pesquisar

Planejar antes e agir depois


Planejamento e crescimento

Planejar é, antes de mais nada, pensar. É também conhecer o cliente, a própria empresa, os concorrentes e as inúmeras variáveis que estão ligadas ao negócio da organização. É fundamental fazer uma análise criteriosa para se elaborar um planejamento correto, evitando surpresas desagradáveis na execução dos projetos.

Os esforços devem estar orientados de modo a obter informações em fontes das mais confiáveis, que contemplem análises de ambiente interno e os micro e macro ambientes externos do negócio, com informações dos cenários político, científico, tecnológico, econômico e cultural para permitir decisões mais precisas.

Também é preciso uma boa definição de objetivos, estratégias e táticas de ação, pois o mercado normalmente não aceita erros. Claro, isto não é uma regra sem exceções, mas estas são bastante raras. Erros no planejamento também podem significar um fracasso em negócios que muitas vezes têm boas perspectivas de dar certo.

Com o aumento da concorrência, percebe-se a necessidade cada vez maior de planejar o que será executado.

O planejamento deve ser feito e alinhado com os objetivos da empresa. Trazer a visão para um patamar que pode ser alcançado diariamente, evoluindo constantemente e aprendendo com cada nova experiência.

Existem momentos em que o planejamento deve ser revisto, reavaliado ou mesmo alterado, isso é claro se a própria empresa estiver aberta para tal possibilidade.

As mudanças causadas pelos planejamentos são profundas, em certas organizações não há alinhamento entre o planejamento individual de cada área com o organizacional, o que acaba tornando ineficiente todo o esforço da organização para definir um caminho a ser seguido. Mensurar resultados também é um processo muito significativo e importante para o bom andamento da organização. Avaliar os resultados que se está obtendo.

O planejamento é o primeiro passo para transformar a organização em um ambiente organizado e harmônico, trabalhando em conjunto e melhorando seu funcionamento a cada dia. Planejar não é garantia absoluta de sucesso, mas não planejar é certeza de fracasso!

Destaque



Confira nossa página de apostilas digitais para dar uma turbinada em seus estudos para concursos públicos.


Saiba mais ->

Dicas de WebDesign

Dicas de WebDesign, softwares e programação, além de materiais de aula:

Aulas e Tutoriais ->

Concursos

Dicas de Concursos Públicos:

Aulas e Tutoriais ->

Lista de Artigos

Redes Sociais

Webmail

Powered By: